A obra é assinada pelo arquiteto Tom Wright da WS Atking PLC que se inspirou no típico barco árabe, o "dhow", atendendo assim as exigências do xeque Said Khalil, que queria um projeto que fosse não apenas ícone da cidade, mas ícone mundial.
Dhow |
O hotel foi construído em uma ilha artificial a 280 metros da costa, com uma estrutura de concreto e três níveis no subsolo, cuja construção foi de 2 anos, para que a água não invada a ilha foi feita uma superfície inclinada e perfurada que absorve o impacto das ondas. A construção do hotel iniciou-se em 1994 e foi concluída em outubro de 1999, mas só foi inaugurado em dezembro do mesmo ano.
Fachada e Interior do Hotel
A fachada em forma de veleiro ancorado foi produzida em tela dupla de vidro revestida com 8.800 m² de teflon mantendo a luminosidade e amenizando o calor com vãos de 50 cm entre os vidros.
Durante o dia a fachada mantém-se branca e durante a noite é usada para formar um arco-íris de luzes artificiais.
O átrio central do Hotel é o mais alto do mundo, medindo 182 metros de altura e possui jatos que alcançam até 30 metros de altura.
No interior a cor dourada proveniente do ouro predomina, seja nos mosaicos dos pisos e paredes, nas molduras dos quadros e elevadores, metais, detalhes e nos objetos decorativos. Os sofás são suntuosos e os macios tapetes e carpetes são feitos à mão.
No hall do Hotel há uma deslumbrante fonte de vários lances feita de fibra de vidro que soltam jatos d'água que alcançam até 50 metros de altura, numa sincronizada coreografia e iluminada com 142 holofotes que cambiam de cor.
Para manter uma das fontes pegando fogo, a empresa Wet Design desenvolveu uma tecnologia que utiliza oxigênio para mantê-la 24 acessa, tal projeto foi estudado durante 1 ano para desenvolverem uma maneira de unir o fogo à água. Para completar a exuberante beleza do hall, há altíssimos aquários com peixes de água salgada.
Próximo da escada rolante, há 142 jatos d'água exatamente iguais imitam um laser como fibra ótica, a luz passa pela água mudando-a de cor. Este complexo de jatos é chamado de Pirâmide.
Os felizardos hóspedes são contemplados com um restaurante submarino, com passagem subterrânea debaixo d´água que oferece um vista perfeita de um aquário de golfinhos a 60 metros abaixo das águas do golfo Pérsico.
O restaurante Al Muntaha está localizado a 200 metros acima do Golfo Pérsico, oferecendo uma grandiosa vista completa de Dubai.
As suítes "menores" tem 170 metros quadrados, e as mais luxuosas ocupam uma área quatro vezes maior. Todas são no padrão duplex, com um privilegiada vista para o Golfo Pérsico, e vêm equipadas com laptos, TV's de plasma de 42 polegadas e um menu que permite ao hóspede escolher entre 13 opções de travesseiros. Cada andar há um mordomo à disposição dos hóspedes 24 horas por dia.
Para evitar vertigem nos terraços devido a grande altura, os mesmos foram projetados obliquamente com cores variadas.
Documentário: Dubai Palácio dos Sonhos
(Burj Al Arab) - Obras Incríveis
As mais maravilhosas fotos de Burj Al Arab
Pessoal, espero que tenham gostado e curtido, fiquem a vontade para deixar comentários e opiniões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário