(EFOA) Uma pessoa tem
em mãos um chaveiro com 5 chaves parecidas, das quais apenas uma abre determinada
porta. Escolhe uma chave ao acaso, tenta abrir a porta, mas verifica que a chave
escolhida não serve. Na segunda tentativa, com as chaves restantes, a
probabilidade de a pessoa abrir a porta é de:
(A) 20% (B) 25% (C) 40%
(D) 75% (E) 80%
(D) 75% (E) 80%
Solução. Na primeira tentativa a pessoa já
excluiu uma das chaves. Logo seu espaço amostral fica reduzido a quatro chaves.
Na segunda tentativa a probabilidade será 1 em 4. Logo,
P(Abrir) = 1/4 = 25%
P(Abrir) = 1/4 = 25%
Das 180 pessoas que
trabalham em uma empresa, sabe-se que 40% têm nível universitário e 60% são do
sexo masculino. Se 25% do número de mulheres têm nível universitário, a probabilidade
de selecionar-se um funcionário dessa empresa que seja do sexo masculino e não tenha
nível universitário é:
(A) 5/12 (B) 3/10 (C) 2/9 (D) 1/5 (E) 5/36
Solução. Observe
a tabela com os cálculos de acordo com as informações.
(F .Maringá) Um número
é escolhido ao acaso entre 20 inteiros, de 1 a 20. A probabilidade de o número
escolhido ser primo ou quadrado perfeito é:
(A) 1/5 (B) 2/25 (C) 4/25
(D) 2/5 (E) 3/5
(D) 2/5 (E) 3/5
Solução. Não há interseção
entre esses eventos. Logo P(Primo È QPerfeito) = P(Primo) + P(QPerfeito). Há n{2, 3, 5, 7, 11, 13,
17, 19} = 8 primos e n{1, 4, 9, 16} quadrados:
P(Primo È QPerfeito) = 8 + 4 = 2 = 3/5
20 20
P(Primo È QPerfeito) = 8 + 4 = 2 = 3/5
20 20
(FASP) Um colégio tem
400 alunos. Destes, 100 estudam Matemática, 80 estudam Física, 100 estudam
Química, 20 estudam Matemática, Física e Química, 30 estudam Matemática e
Física, 30 estudam Física e Química e 50 estudam somente Química. A
probabilidade de um aluno, escolhido ao acaso, estudar Matemática e Química é:
(A)
1/10 (B) 1/8 (C) 2/5
(D) 5/3 (E) 3/10
(D) 5/3 (E) 3/10
Solução. Construindo o
diagrama com as informações basta identificar a região que indica o número de
alunos que estudam Matemática e Química.
P(Matemática ∩ Química) = 20 + 20 = 40 = 1/10
400 400
(ENEM) As 23 ex-alunas de uma turma que completou o Ensino Médio há
10 anos se encontraram em uma reunião comemorativa. Várias delas haviam se
casado e tido filhos. A distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade
de filhos, é mostrada no gráfico mostrado. Um prêmio foi sorteado entre todos
os filhos dessas ex-alunas. A probabilidade de que a criança premiada tenha
sido um(a) filho(a) único(a) é:
(A) 1/3
(B) 1/4 (C) 7/15
(D) 7/23 (E) 7/25
(D) 7/23 (E) 7/25
Solução. De acordo com o gráfico, há 8
mulheres sem filhos, 7 mulheres com 1 filho, 6 mulheres com 2 filhos e 2
mulheres com 3 filhos. O total de crianças é: 8(0) + 7(1) + 6(2) + 2(3) = 7 +
12 + 6 = 25. O número de mulheres com filho único é 7.
Logo,
P(FilhoÚnico) = 7/25
Logo,
P(FilhoÚnico) = 7/25
Pessoal, espero que tenham gostado e curtido, fiquem a vontade para deixar comentários e opiniões!
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