Boa noite caros leitores!!
Faraós
Tutmés I: (1524-1518 a.C.) foi faraó da XVIII dinastia, sucessor do seu cunhado Amenófis I que reinou em 1551-1524 a.C.. Obteve destaque militar e foi o primeiro faraó a ser enterrado no Vale dos Reis.
Tutmés II: (1518-1504 a.C.) filho de Tutmés I e meio-irmão e marido da rainha Hatsepsut. Enviou uma expedição contra as tribos núbias rebeladas contra sua soberania e contra os beduínos, povo nômade dos desertos da Arábia e do Sinai.
Tutmés III: 1504-1450 a.C.). Era filho de Tutmés II. Durante seu reinado, Tutmés III realizou 17 campanhas militares bem sucedidas, conquistando a Núbia e o Ludão. Conseguiu que os mais importantes estados lhe rendessem tributo: Creta, Chipre, Mitanni, Hatti (o reino dos Hititas). Assíria e Babilônia. Tutmés III afirmou a hegemonia egípcia em todo o Oriente Médio.
Tutmés IV: (1419-1386 a.C.), filho de Amenófis II e neto de Tutmés III. Comandou expedições militares contra a Núbia e a Síria, e negociou alianças com a Babilônia e o Mitanni.
Amenófis III: (1386-1349 a.C.), responsável por grandes trabalhos arquitetônicos entre os quais parte do templo de Luxor e o colosso de Mêmnón. Seu reinado foi de paz e prosperidade.
Colosso de Mêmnon |
Templo de Luxor |
Akhenaton ou Amenófis IV: (1350-1334 a.C.), filho de Amenófis III e marido de Nefertiti, cuja beleza é conhecida através de esculturas da época. Akhenaton foi o último soberano da XVIII dinastia do Império Novo e se destacou por identificar-se com Aton, deus solar, aceitando-o como único criador do universo.
Rei Solar |
Constituiu uma nova religião monoteísta e mudou seu nome de Akhenaton IV para Akhenaton, que significa "Aton está satisfeito". Mudou a capital de Tebas para Akhenaton, na atual localização de Tell al-Amama, dedicando-a a Aton, e ordenou a destruição de todos os resquícios da religião politeísta de seus ancestrais. Essa revolução religiosa propiciou a transformação no trabalho artístico egípcio e, também no desenvolvimento de uma nova literatura religiosa.
Nefertiti Mulher de Akhenaton |
Ruínas da cidade de Akhenaton. |
Tutancâmon: (1352-1325 a.C.), o faraó menino tornou-se faraó aos nove anos, e morreu provavelmente assassinado, reinou de 1334 a 1325 a.C. e era genro de Akhenaton. Tutancâmon restaurou a antiga religião politeísta e a arte egípcia, contribuindo para a paz no Egito.
Máscara mortuária de Tutancâmon |
A pirâmide de Tutancâmon foi encontrada em 1922 pelo arqueólogo inglês Howard Carter, o corpo mumificado do faraó estava na tumba, dentro de um sarcófago, coberto com uma máscara mortuária de outro, e seu caixão também é de ouro maciço.
|
Em sua tumba foram encontradas mais de cinco mil peças entre eles objetos pessoais, jóias, ornamentos, vasos, esculturas, armas, etc.
Sarcófago de Tutancâmon |
Quéops: (2638-2613 a.C.), foi o segundo rei da IV dinastia, construiu a Grande Pirâmide de Gizé, perto da capital do Egito, Cairo.
A Grande Pirâmide |
Ramsés II: Reinou de 1301-1235 a.C., foi o terceiro faraó da XIX Dinastia, filho de Seti I. Seus principais inimigos foram os hititas; com eles assinou um tratado, segundo o qual as terras em litígio se dividiam. Durante seu reinado construiu o templo de Abu Simbel e concluiu o grande vestíbulo hipostilo do templo de Amón, de Karnak.
Templo de Amón |
Templo Abu Simbel |
Ramsés III: Reinou de 1198 a 1176 a.C., foi grande líder militar que salvou o Egito de várias invasões, suas vitórias estão representadas nas paredes de seu templo mortuário em Madinat Habu, próximo à cidade de Luxor. O fim de seu reinado foi marcado por revoltas e intrigas palacianas.
Templo de Amon em Medinet Habu |
Seti I: Reinou de 1312 a 1298 a.C., foi o segundo faraó da XIX dinastia, filho e sucessor de Ramsés I. Em seus últimos anos de reinado, conquistou a Palestina, combateu os líbios na fronteira ocidental e lutou contra os hititas.
http://www.sohistoria.com.br/ef2/egito/faraos3.php
Pessoal, espero que tenham gostado e curtido, , fiquem a vontade para deixar comentários e opiniões!
Nenhum comentário:
Postar um comentário