Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Menina que Roubava Livro - Markus Zusak



Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros. Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. 

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrar seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. 

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemannha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.
Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.




Um pouco sobre o Autor:


Markus Frank Zusak nasceu em Sydney no dia 23 de junho de 1975. Mais novo de quatro filhos de um austríaco e uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que essa era uma história que ele queria contar.
O autor australiano decidiu escrever A Menina que Roubava livros a partir da experiência dos pais sob o nazismo em seus países de origem. Markus Zusak realizou ampla pesquisa sobre o tema na própria Alemanha, checando informações em Munique e visitando o campo de concentração de Dachau. Algumas histórias da ficção são recordações de infância da mãe.


Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Com a publicação de "A Menina que Roubava Livros", ele foi batizado como um "fenômeno literário" por críticos australianos e norte-americanos. Zusak é o autor vencedor do prêmio de quatro livros para jovens. "The Underdog", "Fighting Ruben Wolfe", "Getting the Girl", e "Eu sou o Mensageiro", receptor de um Printz Honor em 2006 por excelência em literatura jovem. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e sua filha.



Um pouco sobre o filme:


Emily Watson, Sophie Nelisse e Geoffrey Rush.
A estreia do filme está prevista para novembro nos Estados Unidos e no Brasil o filme tem lançamento previsto para o dia 31 de janeiro de 2014.

A adaptação é dirigida por Brian Percival, diretor da série "Downtown Abbey". Os pais adotivos da protagonista são vividos por Geoffrey Rush ("O Discurso do Rei") e Emily Watson ("Anna Karenina"). A inesquecível Liesel Meminger será interpretada pela atris franco-canadense Sophie Nélisse.

Além de ser um fenômeno de vendas no mundo todo, "A Menina que Roubava Livros" é a obra mais lida nas penitenciárias federais do Brasil, segundo levantamento do Ministério da Justiça.

Trailer:


Algumas imagens do filme:
menina-que-roubava-livros
A atriz franco-canadense Sophie Nélisse em cena do filme "A Menina que Roubava Livros"

"Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la."


Fonte:
http://www.entrepaginasdelivros.com/2013/08/atores-e-fotos-do-filme-menina-que.html
http://bibliotecaempoeirada.com.br/2011/10/biografia-markus-zusak/

Nenhum comentário:

Postar um comentário