Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Oito Pérolas!

Boa Tarde Pessoal!!!!

Hoje quero compartilhar com vocês um probleminha que aparenta ser muito complicado de se responder, mas na verdade basta apenas aplicar um pouco de lógica e chegaremos ao resultado.

O problema é mais conhecido como a pérola mais leve do livro o homem que calculava - Malba Tahan (recomendo que todos lêem)

Temos 8 pérolas iguais - na cor, tamanho e na forma. Dessas 8 pérolas, 7 tem o mesmo peso; e a oitava é um pouquinho mais leve que as outras. Como poderíamos descobrir  a pérola mais leve e indicá-la com toda certeza, usando a balança apenas duas vezes??

Bom, e agora? É Simples!!!

Vamos dividir as oito pérolas em três grupos que chamaremos de A, B e C.

No grupo A teremos 3 pérolas, no grupo B teremos também 3 pérolas e no grupo C duas pérolas!

1ª Pesagem: No primeiro prato da balança colocaremos o grupo A e no outro prato o grupo B.

Então teremos duas possíveis hipóteses:

A 1ª hipótese - Os grupos A e B apresentam o mesmo pesos.
A 2 ª hipótese - Os grupos A e B apresentam pesos diferentes, e adotaremos o grupo B como sendo o mais leve.


Se porventura der a 1ª hipótese teremos a garantia que a pérola mais leve não pertence ao grupo A ou B, então a pérola mais leve pertence ao grupo C.
Agora, levemos as pérolas do grupo C para balança e as coloquemos uma em cada prato (2ª pesagem). Então o prato que estiver mais leve, lá estará nossa tão adorada pérola mais leve hehehe.

Bom....agora temos a 2ª hipótese: Como adotamos o grupo B como mais leve seguimos.....tomaremos duas pérolas quaisquer do grupo B e deixaremos uma de lado, levemos essas duas pérolas à balança e pesemos-las (2ª pesagem). Se a balança permanecer em equilíbrio então a terceira que fora deixada de lado é a pérola mais leve. Se observarmos desequilíbrio dos pratos, a pérola mais leve irá estar no prato que subiu.

Pessoal, espero que tenham entendido e curtido, fiquem a vontade para deixar comentários e opiniões!

Um comentário: