Um avião de massa m = 2300 kg, faz um mergulho para
atacar posições em terra, após despejar sua carga, faz um arco de
circunferência de raio R = 700 m, subindo novamente.
Considere-se que esta manobra seja executada com
velocidade uniforme v. As asas do avião resistem a um esforço máximo igual a
150.000 N cada. Pedem-se:
a)
A
máxima velocidade permitida nessa manobra;
Para determinarmos a máxima velocidade permitida
nessa manobra, usaremos a Força resultante centrípeta.
Não nos olvidemos que o esforço máximo das asas do
avião é 150.000 N cada, portanto o esforço máximo total das asas do avião será
de 3000.000 N.
Frcp = m.acp
Nossa força resultante centrípeta será a Normal e a
Peso, para sabermos quem deve ganhar de quem, ou seja, qual deve ser positiva ou
negativa, basta analisarmos o desenho.
A força que estiver apontada para o centro terá que
ser maior que a outra, portanto ela deverá ser positiva, neste caso apresentado
será a Força Normal maior que a Força Peso, ou seja, Normal é positiva e Peso é
negativa.
Não podemos olvidar-nos que a aceleração centrípeta
é dada por V²/R.
Frcp = m.acp
N - P = m. V²
R
Substituindo:
300000 – 23000 = 2300. V²
700
277000 = 2300. V²
700
700.277000 = 2300. V²
193900000 = 2300. V²
V² = 84304,34
V = √84304,34
V = 290,35 m/s
b)
A
aceleração do avião;
A aceleração centrípeta será a mesma que a
aceleração tangencial, e para provar iremos calcular a aceleração centrípeta e
a aceleração tangencial.
Aceleração
centrípeta:
acp
= v²
R
acp
= 290,35²
700
acp
= 84303,12²
700
acp
= 120,44m/s²
Aceleração tangencial:
Frt = m.at
300000 – 23000 = 2300.a
2300.a = 277000
at = 277000/2300
at = 120,44m/s²
c)
O
esforço entre o piloto, de massa m = 80kg, e seu assento no ponto mais baixo da
trajetória.
Para calcularmos o esforço entre o piloto no ponto
mais baixo devemos primeiramente analisar o desenho, para ver qual força será
positiva ou negativa, neste caso será a Normal positiva e a Peso negativo.
Fr = m.a
N – P = m.a
N – 800 = 80.120,43
N = 9635,2 + 800
N = 10435,2 N
Para sabermos a quantidade em que a Normal será
maior q o peso próprio do piloto, basta fazermos:
10435,2/800 = 13,04
Portanto a normal será 13,04 vezes maior que o peso
próprio do piloto.
Pessoal, se tiverem alguma dúvida ou se não entenderam alguma coisa, é só perguntar nos comentários. Espero que tenham gostado e curtido!
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