Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O Piano de Leonardo da Vinci

"Leonardo da Vinci o inventou em torno de 1470-1480, mas foi Slawomir Zubrzycki  que deu vida ao seu magnifico invento"

Com teclas pretas e castanho elegante parece um piano de cauda , mas quando tilintavam eles liberam os tons voluptuosos de um violoncelo .

Pintor da Mona Lisa, o gênio renascentista italiano Leonardo da Vinci também sonhou com a viola organista no final do século 15 como um casamento de teclado e instrumentos de corda . Mas ele nunca construiu, dizem os especialistas.

Praticamente esquecido , tem agora a vida graças a um pianista polonês Slawomir Zubrzycki .

"Eu não tenho idéia do que Leonardo da Vinci pode pensar no instrumento que eu fiz , mas eu espero que ele ficaria contente ", disse Zubrzycki .

Cheio de cordas de aço e rodas de fiar , a criação de Slawomir Zubrzycki é uma obra musical e mecânica da arte.

" Este instrumento tem as características de três: o cravo , órgão e viola da gamba ", disse Zubrzycki que estreou o instrumento na Academia de Música na histórica cidade do sul da Polônia de Cracóvia.


O exterior do instrumento é pintado em uma rica tonalidade de azul meia-noite decorada com redemoinhos de ouro pintadas na lateral. O interior da sua tampa é uma framboesa profunda inscrito com uma citação Latina em folha de ouro pela freira do século 12 alemão , místico e filósofo, St Hildegard .


A cama plana de seu interior é forrado com abeto dourada. Sessenta e um reluzente cordas de aço deparar -lo, semelhante ao interior de um bebê grande .

" Santos profetas e estudiosos imersos no mar de artes, sonhei tanto humana quanto divina , até uma infinidade de instrumentos para encantar a alma", diz .

Cada um deles está ligado ao teclado completo com teclas brancas mais pequenas para notas agudas e plana. Mas ao contrário de um piano, ele não tem martelado dulcimers.

Em vez disso, há quatro rodas girando embrulhados em cabelo rabo de cavalo, como arcos de violino . Para ativá-los , as bombas de pedalar inferiores estão ligado ao teclado através de  um virabrequim.

Quando os tinidos das chaves apertam as cordas para baixo sobre as rodas elas emitem  ricos tons sonoros que lembram um violoncelo , um órgão, e até mesmo um acordeão .

O resultado é um som que da Vinci sonhou, mas nunca ouvi falar , não há registros históricos sugerem que ele ou qualquer outra pessoa de seu tempo construiu o instrumento que ele projetou .

Um esboço completo com anotações em roteiro invertido característica de da Vinci é encontrado em seu Codex Atlanticus , uma coleção de 12 volumes de seus manuscritos e desenhos que cobrem tudo, desde a matemática à botânica.
Trazendo som ao sonho de da Vinci para a vida foi um trabalho de três anos de amor por Zubrzycki , em que ele passou pelo menos 5.000 horas e € 7.000.

Gabor Farkas , um premiado pianista húngaro , apaixonou-se com o que ouviu . "É um instrumento de teclado , mas parece que alguém está tocando com um arco , como um violino ou um violoncelo - . Um som muito quente, muito aveludada , muito bonita "

Apresentação de Slawomir Zubrzycki 





Pessoal espero que tenham gostado e curtido,  fiquem a vontade para deixar comentários e opiniões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário