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domingo, 13 de outubro de 2013

Cinemática

Na estrada, um ônibus mantém velocidade cruzeiro 90 km/h. Um trecho com extensão de 600m está em obras e é transposto pelo ônibus com velocidade constante de 18km/h. O ônibus freia com aceleração 4,0m/s², ao avizinhar-se do trecho em obras, e acelera com 2,0m/s² ao sair do trecho em obras, até atingir sua velocidade cruzeiro.


Pedem-se:

a)      O tempo de freagem antes de atingir o trecho em obras;

Recomendo sempre aos caros leitores, que, verifiquem se todas as unidades estão de acordo, ou seja, tudo em segundos, metros, etc, pois grande maioria olvida-se de verificá-los cometendo equívocos pela falta de atenção.
Adicionar legenda

Verificando:

a = 4 m/s²
a = 2m/s²

S = 600m

V = 18 km/h
 V = 90 km/h

Observa-se que a aceleração está em m/s², o descolamento está em metros e a velocidade em km/h, neste exercício vê-se a obrigatoriedade de converter a unidade (km/h) da velocidade para m/s, para isto basta dividi-la por 3,6, caso tivéssemos que transformar de m/s para km/h era só multiplicarmos por 3,6, então temos:

18 / 3,6 = 5 m/s

90 / 3,6 = 25 m/s

Se os caros leitores efetuarem os cálculos sem a transformação da unidade da velocidade não irão lograr o resultado correto.

Agora podemos seguir adiante com os nossos cálculos:

Como a aceleração está envolvida, teremos um movimento uniformemente variado, onde a velocidade é variável e a aceleração é constante:

A velocidade inicial antes da freada é de 25 m/s e a velocidade que o ônibus estará após a freada para iniciar o percurso em obras é de 5 m/s.
 V = 5 m/s                                                       Vo = 25 m/s

V = Vo – a.t
5 = 25 – 4.t

4t = 20

t = 20/4

t = 5s
Adotaremos o tempo dessa questão como t1 então temos: t1 = 5s

Agora pela equação de Torricelli determinaremos o percurso feito pelo ônibus da origem até o inicio das obras, pois precisaremos saber do deslocamento total para realizarmos os demais cálculos, o deslocamento será:

V² = Vo² - 2.a. ∆s
5² = 25² - 2.4.∆s1

-625 + 25 = - 8. ∆s1

-600 = -8. ∆s

∆s1 = -600
          -8

∆s1 = 75m

b)     O intervalo de tempo gasto na transposição do trecho;
Para o ônibus transpor o trecho de obra a velocidade será constante, então se a velocidade é constante temos um movimento uniforme onde como já foi dito a velocidade é constante e a aceleração é nula, então para determinarmos nosso tempo iremos usar a seguinte equação:
 V = ∆s
      ∆t

V =  S – So
        t – to

O tempo inicial será 0, to = 0s

V =  S – So
           t

S = So + V.t

Não se olvidem de usar a velocidade convertida para m/s.
S = 600 m                               V = 5 m/s

S = So + V.t
600 = 0 + 5.t

t =  600
          5

t = 120 s

Adotaremos o tempo dessa questão como t2 então temos: t2 = 120 s

c)      O atraso na viagem devido o trecho em obras.


Para determinarmos o atraso devido o trecho em obras teremos que somar o tempo de cada trajeto da viagem, e, determinarmos o deslocamento total do percurso, vamos primeiramente calcular o tempo para o ônibus transpor o trecho após as obras:

Como a aceleração está envolvida, teremos um movimento uniformemente variável, onde velocidade é variável e a aceleração é constante:

Neste trecho temos velocidade inicial de 5 m/s, e após o acelerar 2m/s² nossa velocidade será de 25 m/s.
Vo = 5 m/s                  V = 25 m/s                  a = 2m/s²

S = So + 2.t
25 = 5 + 2.t

25 – 5 = 2.t
20 = 2.t

t = 20/ 2

t = 10 s

Agora somaremos todos os tempos que o ônibus levou para transpor cada percurso, então temos:

Ttotal: t1 + t2 + t3
Ttotal: 5 + 120 + 10

Ttotal: 135 s

Para determinarmos o deslocamento total do ônibus, usaremos a fórmula de nosso caro amiguinho Torricelli, temos:
V = 25m/s                   Vo = 5 m/s                  a = 2 m/s²                   So = 675m

V² = Vo² + 2.a. s
V² = Vo² + 2.a. (S - So)

25² = 5² + 2.2.(S - 675)

625 - 25 = 4.(S – 675)

625 - 25 = 4.S – 2700

600 + 2700 = 4.S

4.S = 3300

S = 3300
         4

S = 825m

Poderíamos ter realizado a conta acima para calcular apenas o deslocamento do terceiro trecho e somarmos todos os deslocamentos, como mostrado a seguir:
V = 25m/s                   Vo = 5 m/s                  a = 2 m/s²

V² = Vo² + 2.a. ∆s
25² = 5² + 2.2. ∆s3

625 - 25 = 4.∆s3

600 = 4. ∆s3

∆s3 = 600 / 4

∆s3 = 150m

Somando todos os deslocamentos, temos:

∆stotal = 75 + 600 + 150

∆stotal = 825m

Neste caso, em particular, pode-se ficar a escolha do caro leitor em calcular o deslocamento separado e depois somar ou fazer direto.

Agora que temos o deslocamento final, e adotando-se 25m/s como velocidade constante, temos um movimento uniforme - velocidade constante e aceleração nula – então basta calcular o tempo que o ônibus faria a viagem se o trecho não estivesse em obras:

S = So + V.t
825 = 0 + 25.t

t = 825 / 25

t = 33 s

Faremos o tempo total decorrido com o trecho em obras subtraindo o tempo realizado se porventura o trecho não estivesse em obras, então temos:

tatraso = ttotal – t
tatraso = 135 – 33

tatraso = 102 s

Nosso ônibus teve um atraso de 102 segundos na viagem devido o trecho em obras.

Pessoal, se tiverem alguma dúvida ou se não entenderam alguma coisa, é só perguntar nos comentários. Espero que tenham gostado e curtido!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber por onde comeco estudar essa matéria, que usa a formula do "sorvete" isso é calculo 2?

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