Na estrada, um ônibus mantém velocidade cruzeiro 90
km/h. Um trecho com extensão de 600m está em obras e é transposto pelo ônibus
com velocidade constante de 18km/h. O ônibus freia com aceleração 4,0m/s², ao
avizinhar-se do trecho em obras, e acelera com 2,0m/s² ao sair do trecho em
obras, até atingir sua velocidade cruzeiro.
Pedem-se:
a)
O tempo de freagem antes de atingir o trecho em obras;
Recomendo sempre aos
caros leitores, que, verifiquem se todas as unidades estão de acordo, ou seja,
tudo em segundos, metros, etc, pois grande maioria olvida-se de verificá-los
cometendo equívocos pela falta de atenção.
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Verificando:
a = 4 m/s²
a = 2m/s²
S = 600m
V = 18 km/h
V = 90 km/h
Observa-se que a
aceleração está em m/s², o descolamento está em metros e a velocidade em km/h,
neste exercício vê-se a obrigatoriedade de converter a unidade (km/h) da
velocidade para m/s, para isto basta dividi-la por 3,6, caso tivéssemos que
transformar de m/s para km/h era só multiplicarmos por 3,6, então temos:
18 / 3,6 = 5 m/s
90 / 3,6 = 25 m/s
Se os caros leitores
efetuarem os cálculos sem a transformação da unidade da velocidade não irão
lograr o resultado correto.
Agora podemos seguir adiante com os nossos cálculos:
Como a aceleração
está envolvida, teremos um movimento uniformemente variado, onde a velocidade é
variável e a aceleração é constante:
A velocidade inicial
antes da freada é de 25 m/s e a velocidade que o ônibus estará após a freada
para iniciar o percurso em obras é de 5 m/s.
V = 5 m/s Vo
= 25 m/s
V = Vo – a.t
5 = 25 – 4.t
4t = 20
t = 20/4
t = 5s
Adotaremos o tempo
dessa questão como t1 então temos: t1 = 5s
Agora pela equação
de Torricelli determinaremos o percurso feito pelo ônibus da origem até o
inicio das obras, pois precisaremos saber do deslocamento total para
realizarmos os demais cálculos, o deslocamento será:
V² = Vo² - 2.a. ∆s
5² = 25² - 2.4.∆s1
-625 + 25 = - 8. ∆s1
-600 = -8. ∆s
∆s1 = -600
-8
∆s1 = 75m
b)
O intervalo de tempo gasto na transposição do trecho;
Para o ônibus
transpor o trecho de obra a velocidade será constante, então se a velocidade é
constante temos um movimento uniforme onde como já foi dito a velocidade é
constante e a aceleração é nula, então para determinarmos nosso tempo iremos
usar a seguinte equação:
∆t
V = S – So
t – to
O tempo inicial será 0, to = 0s
V = S – So
t
S
= So + V.t
Não se olvidem de
usar a velocidade convertida para m/s.
S = 600 m V = 5 m/s
S = So + V.t
600 = 0 + 5.t
t = 600
5
t = 120 s
Adotaremos o tempo
dessa questão como t2 então temos: t2 = 120 s
c)
O atraso na viagem devido o trecho em obras.
Para
determinarmos o atraso devido o trecho em obras teremos que somar o tempo de
cada trajeto da viagem, e, determinarmos o deslocamento total do percurso,
vamos primeiramente calcular o tempo para o ônibus transpor o trecho após as
obras:
Como a aceleração
está envolvida, teremos um movimento uniformemente variável, onde velocidade é
variável e a aceleração é constante:
Neste trecho temos
velocidade inicial de 5 m/s, e após o acelerar 2m/s² nossa velocidade será de
25 m/s.
Vo = 5 m/s V = 25 m/s a = 2m/s²
S = So + 2.t
25 = 5 + 2.t
25 – 5 = 2.t
20 = 2.t
t = 20/ 2
t = 10 s
Agora somaremos
todos os tempos que o ônibus levou para transpor cada percurso, então temos:
Ttotal: t1 + t2 + t3
Ttotal: 5
+ 120 + 10
Ttotal:
135 s
Para determinarmos o
deslocamento total do ônibus, usaremos a fórmula de nosso caro amiguinho
Torricelli, temos:
V = 25m/s Vo = 5 m/s a
= 2 m/s² So = 675m
V² = Vo² + 2.a. s
V² = Vo² + 2.a.
(S - So)
25² = 5² + 2.2.(S
- 675)
625 - 25 = 4.(S – 675)
625 - 25 = 4.S – 2700
600 + 2700 = 4.S
4.S = 3300
S = 3300
4
S = 825m
Poderíamos ter
realizado a conta acima para calcular apenas o deslocamento do terceiro trecho
e somarmos todos os deslocamentos, como mostrado a seguir:
V = 25m/s Vo = 5 m/s a = 2 m/s²
V² = Vo² + 2.a. ∆s
25² = 5² + 2.2.
∆s3
625 - 25 = 4.∆s3
600 = 4.
∆s3
∆s3 = 600 / 4
∆s3 = 150m
Somando todos os deslocamentos, temos:
∆stotal = 75 + 600 + 150
∆stotal = 825m
Neste caso, em particular, pode-se
ficar a escolha do caro leitor em calcular o deslocamento separado e depois
somar ou fazer direto.
Agora que temos o deslocamento final,
e adotando-se 25m/s como velocidade constante, temos um movimento uniforme -
velocidade constante e aceleração nula – então basta calcular o tempo que o
ônibus faria a viagem se o trecho não estivesse em obras:
S = So + V.t
825 = 0 + 25.t
t = 825 / 25
t = 33 s
Faremos o tempo
total decorrido com o trecho em obras subtraindo o tempo realizado se
porventura o trecho não estivesse em obras, então temos:
tatraso = ttotal – t
tatraso =
135 – 33
tatraso =
102 s
Nosso ônibus teve um
atraso de 102 segundos na viagem devido o trecho em obras.
Pessoal, se tiverem alguma dúvida ou se não entenderam alguma coisa, é só perguntar nos comentários. Espero que tenham gostado e curtido!
Pessoal, se tiverem alguma dúvida ou se não entenderam alguma coisa, é só perguntar nos comentários. Espero que tenham gostado e curtido!
Gostaria de saber por onde comeco estudar essa matéria, que usa a formula do "sorvete" isso é calculo 2?
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